domingo, 17 de maio de 2009

Resumo de teses e dissertações - Grupo 2 (1993-1996)

Salve, salve!
Compartilho com a turma o resultado preliminar do levantamento feito pela Ana Paula a partir da base de dados fornecida pela Adriane e dentro do escopo temático do Grupo 2.
Abs!
Tiago M



Autor: BATAN, Marco Antônio
Título: Propaganda: o domínio através do som - estudo da influência do som nos comerciais de televisão
Orientador: FERNANDES, Francisco Assis Martins
O objeto deste trabalho é o estudo do som e especialmente da música como elemento fundamental do filme publicitário para televisão. Ao contrário de privilegiar a imagem ou uma linguagem síntese de som e imagem, como a buscada pelo filme cinematográfico, a pesquisa constata a capacidade do som em transmitir, sozinho, a mensagem comercial, assim como a possibilidade do som e imagem permaneceram separados no filme publicitário. A relação de subordinação que se estabelece entre um e outro elemento no audiovisual publicitário determina uma relação entre publicitário e o diretor de cinema. Dependendo do som ou da imagem conduzir prioritariamente a mensagem, o publicitário ou o diretor de cinema assume o papel de mediador no processo de elaboração do comercial de TV, apesar da crença no trabalho de colaboração envolvido nesse processo. Quando o som conduz a mensagem comercial, o publicitário mantém o domínio da música como elemento fundamental do filme publicitário para a televisão. (TESE ECA USP 1993)

Autor: GIRALDO- SALINAS, Fernando de Jesus
Título: O Som na Telenovela: articulações som e receptor
Orientador: SOUZA, Mauro Wilton de
O objetivo deste trabalho é o estudo do som na telenovela e suas mediações na recepção. A pesquisa foi realizada a partir de duas telenovelas e de 16 entrevistas com receptores. O corpo desta tese contém: 1) a definição do trabalho no contexto da comunicação e cultura; 2) a localização do som nos meios audiovisuais; 3) a análise das falas, sons e das músicas na telenovela; e 4) os depoimentos dos entrevistados sobre o som na telenovela e na vida cotidiana. Este texto encontra-se acompanhado por uma fita de vídeo que contém o material das telenovelas, servindo de exemplo e ilustração. (TESE ECA USP 1994)

Autor: BARROS, Laan Mendes de
Título: O Consumo da Canção de Consumo
Orientador: CORRÊA, Tupã Gomes
Uma análise dos professores de recepção (consumo) da música popular brasileira (canção de consumo), por jovens universitários, na sociedade de consumo. Música e juventude. A escuta musical e sua motivações (o que é música popular brasileira?/Para que serve a música?). Música nacional e música estrangeira. As preferências de jovens universitários no processo de consumo (compositores, intérpretes e canções preferidas). A produção de sentidos a partir dos códigos de chegada e das medidas sociais. Um exercício de interpretação de canções populares. Importância, recepção e mediações da canção popular. A dimensão pedagógica da comunicação na recepção popular. (TESE ECA-USP 1995)

Autor: IKEDA, Alberto Tsuyoshi
Título: Música Política: imanência do social
Orientador: PINTO, Virgílio Benjamin Nova
A música tem sido vista basicamente como objeto estético no pensamento hegemônico euro-ocidental. No entanto, o fazer musical no homem sempre esteve permeado de outras dimensões funcionais e significativas, nas próprias comunidades ocidentais assim como em outras sociedades. Uma das relações pluri-dimensionais da música nos grupos humanos se dá no campo político, objeto deste estudo. Tomando como base as experiências da música política em sociedades de vários tipos (tribal, pós-moderna e outras), o presente trabalho é uma tentativa de reflexão sobre o assunto, envolvendo algumas das principais considerações teóricas do tema. Para tanto, enfoca-se questões pertinentes as funções e sentidos sociais da música, passando pela reflexão das conexões da música e a política, nas suas diferentes formas, e adentra-se também nas suas intermediações comunicacionais e nos posicionamentos de alguns compositores. Busca-se visualizar a presença desse tipo de música enquanto imanência mesma do social, muito além das ações políticas revolucionárias ou programas políticos "ad hoc" institucionalizados. A música é vista aqui como mediadora das relações sociais no vários âmbitos e não apenas como objeto estético. ( TESE ECA USP 1995)

Título: A Imagem e o Som: a comunicação e a expressão cinésica na regência orquestral
Orientador: SANTOS, Yolanda Lhullier dos
A imagem e o som: a comunicação e expressão cinésica na regência orquestral. O objetivo deste trabalho é propor o estudo do código de regência como ato comunicacional e expressivo. Este aspecto comunicacional da regência é apresentado dentro de um referencial teórico ligado ao campo da comunicação não-verbal, na área da cinésica. Neste trabalho, defendemos a importância da aplicação dos fatores do movimento no processo educativo e na praxis comunicacional da regência. Os movimentos plásticos resultantes do objetivo a ser representado gestualmente, permite reconhecer a necessidade de uma conscientização e aprimoramento da expressão regencial, visando melhor interação com aqueles que recebem a mensagem cinésica. Na apresentação da técnica de regência, complementamos a pesquisa com um estudo de caso onde analisamos a estruturação musical e a representação plástica de gestualidade regencial. O trabalho se encerra com uma bibliografia comentada, os depoimentos de estudantes da área e a opinião de uma pessoa sem formação musical. (TESE ECA-USP 1995)

Autor: GUARDIA CRESPO, Esteban Marcelo
Título: Música Popular e Comunicação na Bolívia: as interpretações e conflitos
Orientador: ALVES, Luiz Roberto
A presença das vertentes andinas, européias e mestiças na produção de músicas e culturas dos países da região andina, faz com que estas apresentem cicratizes diversificadas, traços e concepções relacionadas com essas raízes culturais. Os conflitos existentes, tanto na produção desses bens simbólicos, quanto nas interpretações deles em diversos círculos da sociedade civil, são identificados graças às utilizações de um instrumental teórico-metodológico, das ciências da comunicação, junto a elementos de outras áreas das ciências sociais, contribuindo assim, ao esclarecimento das possibilidades comunicativas permitidas pelo uso das remissivas e as identificações da dinâmica das identidades e culturas populares. (DISSERTAÇÃO UMESP 1993)

Autor: LEITE, Edson Roberto
Título: Programas de Música Erudita na Televisão
Orientador: REIMÃO, Sandra Lúcia Amaral de Assis
Esta dissertação aborda programas de música erudita na televisão, enfatizando como a reprodutibilidade técnica propiciou uma complexa relação entre cultura erudita e cultura de massa. A partir dessa questão e concentrando-se na análise da programação de TV's brasileiras, especialmente na série "Orchestra" veiculada pela TV Cultura de SP, propõe-se uma possível interpretação da significação das mensagens cultas difundidas pela televisão para reflexão sobre uma possível ação cultural das TV's no que concerne aos programas de música erudita. (DISSERTAÇÃO UMESP 1994)

Autor: NOVELLI, Ana Lúcia Coelho Romero
Título: O Projeto Folha e a Negação do Quarto Poder
Orientador: RAMOS, Murilo Cesar de Oliveira
Este trabalho pretendeu analisar o desempenho da imprensa contemporânea em relação à sociedade civil, através do estudo de um caso concreto: a Folha de São Paulo e a implantação de seu projeto editorial. Consideramos que, após dez anos de implantação, o projeto Folha tornou-se um significativo referencial de análise, por ter introduzido na imprensa nacional mudanças substanciais sobre o modo de fazer e conceber o jornalismo no Brasil. A solidez dos conceitos desenvolvidos pelo projeto pode ser percebida através do sucesso alcançado pelo jornal na última década e pela adoção dos mesmos pressupostos por outros veículos da grande imprensa, que se mostravam céticos aos seus resultados no início da implantação. O Projeto Editorial Folha entra para a história da imprensa brasileira como um marco divisor. A fundamentação da análise que realizamos baseou-se na categoria de " esfera pública" , desenvolvida pelo sociólogo alemão Jurgem Habermas, uma esfera distinta da economia e do estado para a instituição de uma política democrática para os meios de comunicação. A esfera pública universalidade como indispensáveis para a prática de uma política democrática. O estudo aprofundado dos fundamentos das teorias liberais da imprensa (Teoria Libertária e Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa), foi utilizado para a compreensão da lógica aplicada pelo projeto, já que o jornal é um veículo. (DISSERTAÇÃO UNB 1994)

Autor: PAULA, Irilene Fernandes de
Título: Livre Mercado e Indústria Audiovisual: sua influência na conformação do mercado audiovisual da Argentina e do Brasil
Orientador: RAMOS, Murilo César de Oliveira
A expansão do livre mercado mundial está conformando o livre mercado da indústria audiovisual que emerge como um dos principais setores da economia nas próximas décadas. Esse crescimento é estimulado pela necessidade do próprio mercado de processos ágeis, dinâmicos e globais de comunicação e pela demanda da indústria audiovisual que necessita ampliar sua participação no mercado mundial. Para isso ela, além de seus produtos tradicionais como os veiculados pela televisão, lança no mercado mundial produtos que ela inventa para ocupar a ampliada capacidade de transmissão das redes digitais de fibra óptica que estão interligando o mundo. A rápida expansão desses produtos nos mercados do Brasil e da Argentina não se dá de forma planejada e nem está incluída em sua agenda de integração regional. Mas está determinando desregulamentação, o livre fluxo de capital e a privatização de sua indústria audiovisual. A expansão da indústria audiovisual no mercado regional acompanha não o atual processo de integração entre os dois países, mas o que interliga suas áreas desenvolvidas as dos países de maioria rica. Por essa razão ela cresce associada aos conglomerados, que se expandem para os países de maioria pobre ou vai constituindo seus próprios conglomerados a exemplo dos países de maioria rica. (dissertação UNB 1994)

Autor: SOUZA, Antonio Marcus Alves de
Título: Cultura, Rock e Arte de Massa: crítica social e divertimento no rock brasileiro dos anos 80
Orientador: Não cadastrado
This work makes an effort to understand the latest manifestations of the Brazilian rock. In this research an analysis of the phonomenon known as "Rock Brasil". Was made, sampling the production of some specific bands: Legião Urbana, Titãs and Paralamas do Sucesso. It is not just amere historiography of the bands, but the author analyzes somes songsand other documents such as interviews, manifestoes, record covers, commentes of musical critics and, from such analysis, discusses the treatment thr rock has undegone by the brazilian musical critics. The text sees rock culture as a "system of significances" (Raymond Williams): Rock is not only considered one other variant of "commercial musica" or of the industry of culture. The author forgets the traditional categories for the analysis of art and their relation with the industry of culture - wich privilege the contemplation and worship as necessary values - and tries to establish theoretical connections between the rock and the art of the masses, the wau the german philosopher Walter Benjamin has definied/projectec: a type of arte that be able to get social criticism and amusement together. The brazilian musical critics, in such perspective, haven't trhoroughly understood the phenomenon "Rock Brasil" because of their ties with the traditional models for the analysis of piece of art and industry of culture, which do not view the possibil... (resumo incompleto) (dissertação UnB 1994)

Autor: FARIAS, Patrícia Silveira de
Título: O Território do Rock Brasil: música popular e nacionalidade nos anos 80
Orientador: HOLLANDA, Heloísa Helena Oliveira Buarque de
Este trabalho desenvolve algumas reflexões sobre o discurso a respeito de nacionalidade nos anos 80 no Brasil a partir da análise de letras de música de cinco grupos de rock brasileiros surgidos neste período: Cazuza e Barão Vermelho, Lobão, Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso. Para chegar a este ponto fez-se primeiro o levantamento das noções de nacional que permearam o fazer cultural em décadas precedentes, mais precisamente nos anos 20, 30, 60 e 70; em seguida traçou-se um contexto da década de 80 e rastreou-se a trajetória do Rock Brasil, tendência musical de que fazem parte as bandas escolhidos. Após isso realizou-se o levantamento das canções em que se evidenciava, no trabalho das bandas, o esforço em definir um nacional ao longo de toda a década em questão. Como conclusão, pode-se dizer que o Rock Brasil foi um espaço privilegiado para a discussão do tema da nacionalidade, tema este tão caro à intelectualidade e aos artistas brasileiros de classe média e ainda mais da juventude. Isto se deu num contexto de reacomodação dos atores sociais tendo em vista especialmente o momento de redemocratização do país. (TESE ECO UFRJ 1994)

Autor: SILVA, Luís Filipe Silva de Lima da
Título: Do Terreiro À Cidade: elementos da música ritual afro-americana
Orientador: CABRAL, Muniz Sodré de Araújo
O presente estudo investiga as apropriações de massa no Brasil, das expressões músicas pertinentes às religiões afro-brasileiras. Busca-se verificar o confronto entre duas ordens de valores, manifestados no plano da música: a dos terreiros e a da mídia. Para tanto, são analisados quatro momentos da música popular brasileira: o samba nacionalista dos anos 40, os sambas de enredo, o afro-samba e a axé music. (DISSERTAÇÃO ECO UFRJ 1996)

Autor: KHOURI, Omar
Título: O Fenômeno Poético na Tradição Luso-Brasileira: amostragem
Orientador: BRAGA, Maria Lúcia Santaella
Encarando a poesia como uma manifestação muito especial da linguagem, considera-se o fenômeno poético - a poesia manifesta em organizações sígnicas verbais- numa tradição idiomática específica: a de língua portuguesa. Aí foram detectadas peças onde o referido fenômeno comparece em seu mais alto grau; o método comparativo norteou a escala valorativa para a apreciação de peças e conseqüente seleção para a formação de um corpus poético mínimo. As traduções criativas de poemas foram consideradas como partes integrantes do acervo da tradição luso-brasileira. Tendo em vista que a quase totalidade das antologias peca pelo excesso do que apresenta e pelos critérios bastante discutíveis, posto que não muito claros e tendo a consciência de que, para um público de não-iniciados, há que se observar uma estratégia especial, elaborou-se uma antologia com apenas vinte e dois poemas e com apresentação cuidadosa de Sá de Miranda: do verbal ao mergulho no inter-semiótico. Análises não muito exaustivas justificam as escolhas, as quais, com o tempo, poderão sofrer modificações. Afinal, embora se tenha procurado fazer o melhor, sabe-se que nada é perfeito nem imutável. (DISSERTAÇÃO PUC-SP 1992)

Autor: SILVA, Herom Vargas
Título: Exercícios Titânicos: criação e estética e MPB sob o signo da relação
Orientador: PINHEIRO, José Amálio de Branco
Objetivando discutir a criação estética na canção popular de consumo, este trabalho inicia-se pela análise dos limites do pensamento logocêntrico, que privilegia a erudição, critica os meios tecnológicos e indica, no máximo e sem muito sucesso, algumas peculiaridades da canção. Vemos a MPB como um caso particular porque sua evolução é marcada por procedimentos antropofágicos-tradutórios que ultrapassam os conceitos estanques do tipo "erudito", "popular", e "de massa". Aqui, esses três campos têm suas fronteiras desintegradas, a tecnologia é usada criativamente e vários gêneros musicais são conectados. Sob a ótica da cultura brasileira, a MPB efetiva-se pela deglutição de informações variadas, transformando-se, como um campo de forças, ao sabor desses contatos. Assim, entender a criação nesse contexto significa privilegiar teoricamente o caráter relacional da cultura musical brasileira e buscar na diacronia da história seu processo de transformação criativa. A canção, como um estudo estético híbrido, é vista nas relações entre os textos poético, sonoro e espetacular, que se entrelaçam em sua tessitura de sentido, e, compondo sua linguagem, formam o território de fecundação da criação estética. Como estudo de caso, indicamos os matizes de criação no trabalho do grupo de rock Titãs, levando em consideração o caráter intersemiótico da canção e as relações com seus suportes. (DISSERTAÇÃO PUC-SP 1994)

Título: O Brasil Vai àa Portugal: um olhar português na ritualidade diplomática brasileira
Orientador: BAITELLO JÚNIOR, Norval
A simbologia da ritualidade diplomática, que se manifesta na pratica da etiqueta, do cerimonial e do protocolo, é um sistema de códigos originário da França do século XVIII. Desde então, essa ritualidade tem sido uma forma de visibilidade do poder do Estado que se estendeu por todas as formações nacionais do ocidente. Na época contemporânea, o sistema de códigos que regula essa relações de poder tem passado por transformações significativas em razão de mudanças sociais, políticas e tecnológicas sem, no entanto, perder seus traços fundamentais de conotação apaziguadora. Esta tese procura estudar os pressupostos e a prática da ritualidade diplomática tomando como modelo de análise s relações entre Brasil e Portugal em dois momentos distintos da história desses países: o período de 1956 a 1960 e o ano de 1995, quando os governantes brasileiros Juscelino Kubitschek de Oliveira e Fernando Henrique Cardoso estiveram em visita a Portugal, governado nas datas respectivas por Américo Tomás e Mário Soares. Foi ainda interpretada a cerimônia de entrega de credenciais do embaixador Itamar Franco, também em 1995. Além da pesquisa bibliográfica, que forneceu à tese seu arcabouço teórico-filosófico, a primeira parte do trabalho foi dedicada à pesquisa de campo no Brasil, em contatos feitos com Itamaraty e com o Instituto Rio Branco. A segunda parte ocupa-se em pesquisa desenvolvida em Portugal durante vinte meses, quando foram levantados dados históricos e documentos relativos às relações entre os dois países. (TESE PUC-SP 1996)

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