Autor: SILVA, José Maria da
Título: Na Periferia do Sucesso: as condições de produção e significação da cultura musical brega
Orientador: CARVALHO, José Jorge de
A temática deste trabalho recai sobre o "universo da cultura brega". Não obstante o sentido generalizador e negativo que esta nomeação adquire no país, o estudo tem como ponto fundamental de partida os processos de produção e recepção da música brega na Região Norte (nos estados do Pará e Amapá), a qual percebe-se uma correspondência de positividade na sociabilidade das classes populares. Ao final da década de 70, surge um tipo de música no Pará produzida por pessoas pertencentes aos segmentos mais pobres das áreas urbanas e dirigida à fruição desse mesmo contexto e da população do interior. Somente no início dos anos 80 aquela música passou a ser compreendida no contexto das relações sociais de seu público. Já a partir de 1987, com a exibição da novela "Brega e Chique", a palavra brega passou a compor o imaginário nacional, de acordo com as referências que estavam sendo veiculadas. Daí em diante, o termo tem sido amplamente utilizado como sinônimo de mau gosto ou algo inferior. Neste sentido, a palavra brega tornou-se um estereótipo para designar comportamentos, produtos culturais e músicas de conteúdo romântico e de consumo popular. Ao mesmo tempo que o estudo procura detectar um modo particular de utilização da cultura em um contexto específico, procura-se, também, analisar a lógica de produção e consumo da cultura de massa, a qual a designação brega está engendrada atualmente. (dissertação UNB 1992)
terça-feira, 5 de maio de 2009
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