segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mais sobre TV (agora brasileira) e identidade

SANTOS JÚNIOR, Hugo Silva
Título: Brasil 500 Anos: rituais discursivos da nacionalidade
Resumo: Este trabalho analisa a interferência ocorrida no campo da identidade nacional brasileira a partir da implementação do Projeto Brasil 500 anos, empreendido pela Rede Globo de Televisão, entre os anos de 1998, 1999 e 2000 - período das celebrações desta Rede de Televisão, pelos 500 anos de descobrimento do Brasil. Procura-se mostrar quais foram as efetivas contribuições que a maior empresa de comunicação, de âmbito nacional, deixou para o reforço do sentimento de pertencimento a uma comunidade "imaginada" que denominamos de nação e para a construção/atualização da memória coletiva da História. Para isso, materializa-se a pesquisa a partir de três vertentes: a revisão bibliográfica, a construção e a produção de sentidos e a análise da recepção por parte dos "Brasileiros".
Orientação: NUNES, Geraldo Luiz dos Reis
Nível: Doutorado
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano: 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário